Dinâmicas




DINÂMICA DE GRUPO APLICADA NA SELEÇÃO DE PESSOAL

A Dinâmica de Grupo surgiu em 1914, tendo-se como seu criador o cientista comportamental, Kurt Levy, fundamentando-se de que o homem vive em grupos. Durante muito tempo a técnica de Dinâmica de Grupo vinha sendo utilizada somente na área de treinamento. Mais recentemente, o método vem sendo utilizado para seleção de pessoal, pelo fato deste, fornecer uma rica informação do indivíduo, mesmo antes do trabalho.
Hoje é uma das principais etapas de um processo seletivo e também em avaliação de carreira (promoção). Tem por finalidade "penerar” candidatos que não possuam o perfil mais indicado para a vaga (as qualificações técnicas não estão no objetivo desta avaliação).Tem como meta principal a busca do “homem certo para o lugar certo".

Os requisitos mais avaliados são: LIDERANÇA e MOTIVAÇÃO (capacidade de dirigir pessoas, assegurando o nível de motivação dessas pessoas); seguidos dos demais itens:

Criatividade: Criar é ter a capacidade de obter situações novas e adequadas, com originalidade nas contribuições;
Flexibilidade: É a capacidade de um individuo em adaptar-se às situações, tanto nas atitudes, quanto no comportamento-jogo de cintura;
Persuação: Capacidade que tem um indivíduo de organizar e apresentar argumentos de forma convincente;
Iniciativa: Quando o individuo tem capacidade de agir sobre a realidade, apresentado, antes de outros, as soluções e influenciar acontecimentos;
Cooperação: É a capacidade de manter-se disponível e acessível a outro individuo ou ao grupo, demonstrando interesse em somar esforços;
Combatividade: É a capacidade de enfrentar e superar situações difíceis, buscando com persistência a consecução dos objetivos;
Comunicação: É a capacidade de transmitir idéias, verbalizadas ou com gestos, ou até mesmo escritas, de forma clara e convincente, de maneira a fazer-se facilmente compreendido;
Relacionamento Grupal: É a capacidade de interagir, conviver e comunicar-se com o grupo. É a tolerância e respeito ao grupo/equipe;
Dinamismo: Persistência na consecução dos objetivos, disposto a enfrentar desafios;
Negociação: Argumentação convincente;
Organização: Observância das prioridades, sistematização, método e ordem no trabalho;
Adaptabilidade: Facilidade para lidar com situações novas e/ou pressões).




REGRAS BÁSICAS PARA DINÂMICA DE GRUPO

As regras abaixo devem ser entendidas de maneira flexível, são princípios práticos de Dinâmica de Grupo, Comunicação, Criatividade e Tomada de Decisão em Grupo, que visam ajudar os participantes a atuar de maneira eficiente e eficaz e a obter maior aproveitamento.

01. Durante a Dinâmica todos são iguais. Títulos, posição hierárquica, social, cultural, etc., não são considerados.
02. Todos participam ativamente com oportunidade e responsabilidade iguais. Por isso, para o maior proveito pessoal e grupal, ninguém deve recusar tarefas.
03. A pontualidade e assiduidade são compromissos assumidos para com o grupo. Qualquer participante faz falta.
04. Na Dinâmica não existem erros. Tudo é aprendizagem. Saiba ouvir as avaliações sem necessidade de defesas ou justificativas.
05. Guerra ao medo do ridículo e ao medo de errar.
06. Ao avaliar, ressalte os aspectos positivos. Eles sempre existem.
07. Respeite e aproveite opiniões diferentes como fatores enriquecedores do grupo.
08. O tempo é precioso. Evite dispersões desnecessárias e procure chegar aos objetivos propostos.
09. Não faça discurso. Seja simples e objetivo.
10. Todos merecem ser ouvidos. Evite conversas paralelas.
11. Em grupo, fale suficientemente claro e alto para que todos possam ouvi-lo e entendê-lo.
12. Antes de pensar em responder, saiba ouvir.
13. Antes de decidir, procure ver todas as soluções possíveis. Da quantidade surge a qualidade.
14. Aceite questionar suas posições. Quem não inovar, não sobrevive.
15. Ao discutir em grupo, defenda sua opinião com clareza, sem "fazer média", mas também sem fazer imposições.
16. Evite formas sutis de influenciar opiniões alheias ou de "manipular" o silêncio dos inibidos.



ALGUMAS TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO

Algumas técnicas ou abordagens mais comuns em dinâmicas de grupo, estas são algumas delas:

Tempestade de idéias
Objetivo: permitir a expressão das percepções, idéias, valores e opiniões dos participantes de modo espontâneo e criativo.

Dramatização
Objetivo: proporcionar a percepção, reflexão de emoções e valores pessoais que geram dificuldades no desenvolvimento de um trabalho, através de vivências dirigidas em situações hipotéticas.

Debate
bjetivo: permitir a discussão e o confronto de pontos de vista antagônicos sobre temas relevantes e/ou de caráter polêmico.

Discussão em pequenos grupos
Objetivo: possibilitar a participação e a contribuição dos treinandos em relação a diversos aspectos, mediante a discussão em subgrupos.

Estudo de Caso
Objetivo: permitir a discussão e a busca de soluções, de casos passíveis de serem encontrados na vida real, baseados não em meras opiniões, mas em conhecimento de fatos relevantes.

Painel
Objetivo: Permitir o aprofundamento de determinado tópico relacionado à questão a partir da discussão do assunto sobre pontos de vistas diferentes, ângulos e com visões complementares, não necessariamente antagônicas.
 
Prepare-se para a dinâmica

Confira as dicas para ter um bom desempenho durante esta fase tão importante do processo seletivo.
Uma das etapas mais importantes na seleção de profissionais, a dinâmica de grupo é uma atividade que exige bastante preparo. Durante o processo, todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o momento em que você chega à empresa até a hora de ir embora, além do seu comportamento diante dos outros candidatos. Confira as dicas que reunimos para ajudar você a se preparar melhor para encarar esse que muitas vezes é o primeiro passo para sua aprovação – ou eliminação – em um processo seletivo.


Cuidados com o corpo e a mente
•Relaxe, tente esquecer as preocupações;
•Leia bastante, a leitura ativa o cérebro;
•Confirme o endereço e pesquise qual o caminho você vai seguir. Saia de casa com antecedência para não correr o risco de se atrasar.
•Durma cedo e não coma alimentos fortes no dia anterior.
•Não tome nehum medicamento que possa ferar algum efeito colateral antes da dinâmica.


Apresentação pessoal 
•Use roupas sóbrias, mas confortáveis. Você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, portanto, capriche!
•Para os homens, a dica é terno de cor escura, com a meia sempre combinando com o sapato. Não invente moda na gravata, deixe aquela de bichinhos para uma situação mais informal.
•Para as mulheres, um terninho vai muito bem, de preferência de cores sóbrias, como o preto e marrom escuro, evite cores vibrantes. Cuidado: se você não sabe sentar adeqüadamente, não vá de saia, prefira uma calça comprida. O mesmo vale para o salto alto. Caso a sua posição não seja nível executivo, prefira roupas mais simples, que condizem com o seu perfil profissional. Mas sem cair nos extremos. Evite calça jeans e tênis.
•Não exagere demais no perfume e nos acessórios. Lembre-se, tudo que é em excesso faz mal, e, com certeza, você não quer ser lembrado pelo homem que tinha o perfume mais forte da sala ou a moça que abusou nos brincos e pulseiras.
•Muitas dinâmicas exigem movimentos como sentar, ajoelhar, subir em algum lugar. Evite roupas complicadas ou muito apertadas, minissais e decotes nem pensar!

Comportamento
•Execute as tarefas da melhor maneira possível e preste muita atenção ao que está sendo pedido e perguntado.
•Controle a agressividade, mesmo num momento de discussão procure não se exaltar.
•Mantenha-se atualizado, o case pode ser realizado com base em notícias e fatos que estão acontecendo no momento.

O que mais você precisa saber
•Tente avaliar suas experiências anteriores sem, entretanto, ficar controlado por elas.
•Reserve tempo, normalmente esta atividade consome de duas a quatro horas. Caso você esteja empregado, peça a manhã ou a tarde de folga. Evite constrangimentos.